sábado, 3 de abril de 2010

É PRECISO ESTAR ATENTO...

Ninguém é de ninguém, na vida tudo passa.
Cauby interpretou essa linda canção que fez muito sucesso na época.
Fico pensando se há verdades a serem extraídas daí. Cada um de nós tem um senso de propriedade que nos faz ter a ilusão de sermos os donos do outro. Ocorre que ao menor sinal de indiferença reagimos de forma exagerada, querendo proteger algo que não se submete a portões e muros. A mente humana é terra inexplorada, nunca se sabe o que o outro realmente está pensando. Por isso, não adianta despender esforço e tempo em vigílias inúteis. Laissez faire, laissez aller, laissez passer.
Homens e mulheres têm expectativas e desejos que em algum momento se antagonizam. Não é diferente com os amigos. Tudo, no final, deve ser avaliado pelo preço que se paga. Felicidade é um sentimento que vai e vem. A liberdade também cobra seu tributo que, em determinadas circunstâncias, vale à pena pagar. Mas nem todos estão preparados para ela. Amiúde, ela se apresenta opressora. Muitos a trocam pela segurança. Outros morrem por ela.
Ao pensarmos na liberdade não podemos olvidar que, assim como a vida, a intimidade e outros direitos da personalidade,  não tem valor absoluto.
Certo é que quando as liberdades são exercidas, se interfere na esfera de outrem, positiva ou negativamente. Portanto, não há como passar pela existência sem se observar regras básicas de convivência.
Liberdade sem limites é irresponsabilidade...

2 comentários:

  1. A verdade é que nem sempre pensamos coisas boas sobre aqueles a quem chamamos "amigos". O problema é falar o que se pensa. As pessoas não lidam bem com pensamentos adversos. Não gostamos de ouvir opiniões negativas a nosso respeito. Vive melhor e alcança a almejada "boa convivência" quem tem a capacidade de calar quando o que se sente não é exatamente nobre ou bonito.

    Cá por minha parte, confesso que ainda estou aprendendo as tais regras da boa convivência; o que não deixa de ser estranho, considerando a minha formação. Tenho mais de 40 anos e passei grande parte da vida estudando linguagem, discurso e psicanálise. Ainda assim, para mim é difícil conviver com as pessoas e aceitá-las como elas são. É como diz o dito popular: "casa de ferreiro, espeto de pau".

    Bom Domingo de Páscoa pra vc e sua família.

    ResponderExcluir
  2. Boa Páscoa pra você também, querido amigo e obrigado pelo comentário. Seus argumentos são sempre bem vindos e enriquecem este espaço, oxigenando-o.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...