segunda-feira, 26 de abril de 2010

VELOX, CADÊ VOCÊ?

Finalmente consegui acessar a internet com alguma qualidade de sinal do velox, que durante esse feriadão deixou a desejar. A Telemar, atual Oi, é campeã de reclamações nos Juizados pelo país, não só  em relação à banda larga como também no que concerne aos demais serviços que presta.  Mas, pasmem,  o serviço de telefonia já foi terrivelmente pior na época das estatais.
Naquela época, e não faz tanto tempo assim, a Telerj, para desespero de todo cidadão fluminense, era uma estatal apinhada de gente prestando um serviço de péssima qualidade. Os telefones, volta e meia, ficavam mudos e as linhas eram negociadas, no mercado paralelo, a preços exorbitantes. Somente a classe média e alta tinham condições de possuir um aparelho em casa funcionando, ainda que precariamente. Conseguir uma linha diretamente com a companhia era missão quase impossível, porque a espera era longa, muito longa...
Contudo, como não se pode barrar o progresso, veio a tão sonhada e criticada privatização. Muitos passaram a gritar que o patrimônio público estava sendo dilapidado e entregue a preço módico à iniciativa privada. Outros, a grande maioria, no caso das empresas estatais de telefonia, vislumbraram uma luz no fim do túnel, pois, em antegozo, já se viam contempladas com uma linha telefônica em casa.
Bem, hoje todos podem solicitar o serviço de telefonia, o qual rapidamente é instalado. Contudo, as empresas que prestam tal serviço precisam melhorar, e muito, o serviço para  chegarem ao nível dos países do primeiro mundo. Ao que parece as milhares de reclamações formuladas na Justiça por usuários insatisfeitos ainda não foram capazes de impor uma tomada de atitude e mudança de rumos dessas Instituições.
Sou favorável as privatizações em vários setores da economia e aplaudi quando a empresa de telefonia do Rio de Janeiro foi privatizada. Todavia, penso que as Agências Reguladoras têm que exercer seu papel com eficiência, fiscalizando e impondo sanções, pois só assim poderemos experimentar algum tipo de melhora nos serviços regulados.
Entrementes, fico eu cá escrevendo, quando o sinal do velox me permite, e sonhando que um dia seja implementada em todo o país o sinal livre e rápido permitindo a todos  partilhar esse universo virtual que é a internet.
Um grande abraço a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...