O homem moderno atingiu um grau de civilização tal que não faz mais uso da força para obter o que quer, tanto é que criou o contrato.
Ñão precisa mais lançar mão da violência e da grave ameaça para obter sexo e tampouco deseja o patrimônio alheio.
O homem moderno não corta o seu
desafeto em pedacinhos com uma moto-serra e muito menos a sua esposa enfia uma tesoura numa outra mulher enquanto aquele imobiliza a vítima.
O índio não estupra com o auxílio de sua companheira e jamais, ao sentir-se na iminência de ser preso, voltaria à tribo, a fim de se furtar à responsabilidade penal.
Acho que não é bem assim. Ou é?
Por acaso alguém já teve uma arma apontada para a cabeça por um indivíduo apressado, que exigia todos os seus pertences ou alguma mulher foi obrigada a copular com um homem, sob ameça de mal grave e com risco de morte?
Você que está lendo este post se considera imune a tudo isso? Já parou para ouvir Ode aos Ratos, de Chico Buarque?
Pra quem não sabe ou não lembra, o cacique Paulinho Paiakan e sua mulher foram acusados de estuprar uma jovem, branca, de 18 anos - a propósito, sobre o caso, leia o artigo Um Olhar Sobre o Sistema de Cotas.
Hildebrando Pascoal Nogueira Neto, Deputado Federal pelo PFL, de onde foi expulso, e coronel da PM do Acre, foi acusado de chefiar o crime organizado no Acre e cortar os seus inimigos, literalmente, em pedaços.
E o conhecido e midiático caso escabroso, envolvendo a filha da novelista Glória Perez, que foi morta por Guilherme de Pádua e Paula Tomaz? Acho que todos se lembram.
Tudo o que foi dito não aconteceu na Idade Média ou na Antiguidade. O homem parece, do ponto de vista ontológico, não ter mudado muito nos últimos seis mil anos.
A pena de morte ainda existe em vários países do mundo com variações quanto ao modo de execução, inclusive um deles ficou marcado por simbolizar o horror nazista na segunda guerra mundial: a câmara de gás. Outra forma de execução data da antiguidade bíblica e era praticada pelos judeus: o apedrejamento - Leiam, a propósito, o post A Prosperidade Que Oculta a Atrocidade .
Mas será que não se encontra bondade no homem? Talvez encontremo-la entre os sacerdotes. Certamente, não se vislumbrarão casos relativos à pedofilia praticada por padres ou pastores...
Penso que a questão não passa pela bondade ou maldade do ser humano e sim pelo fato deste ente ostentar esta condição. A propósito, veja-se o post O Bem e o Mal em Perspectiva.
Deus e o Diabo, nesse contexto, são faces da mesma moeda. Cada indivíduo parece albergar em si qualidades excelentes e execráveis. Isto me faz lembrar um frase citada no filme Deus e o Diabo da Terra do Sol, de Glauber Rocha: A terra não é de Deus ou do Diabo e sim dos homens.
Reparem uma criança inocente. Os acessos de fúria em alguns momentos e a doçura noutros. A manipulação não é estranha as essas doces criaturinhas, que a usam, amiúde, com maestria, para conseguir o que querem de seus pais.
Diante de tudo isso, pergunto-me se o homem do século XXII pode ser diferente.
Termino esta postagem trazendo à colação uma linda canção do Arnaldo Antunes. Para ouvi-la e assistir ao vídeo, clique no link.
Um grande abraço a todos e até a próxima.
SAIBA
Saiba todo mundo foi neném
Einstein,Freud e Platão também
Hitler,Bush e Sadan Hussein
Quem tem grana e quem não tem
Saiba todo mundo teve infância
Maomé já foi criança
Arquimedes, Buda, Galileu
E também você e eu.
Saiba: todo mundo teve medo
Mesmo que seja segredo
Nietzshe e Simone de Beauvoir
Fernandinho Beira-Mar
Saiba: todo mundo vai morrer
Presidente general ou rei
Anglo-saxão ou muçulmano
Todo e qualquer ser humano
Saiba: todo mundo teve pai
Quem já foi e quem ainda vai
Lao Tse Moisés Ramsés Pelé
Gandhi, Mike, Tyson, Salomé
Saiba: todo mundo teve mãe
Índios, africanos e alemães
Nero,Che Guevara,Pinochet
E também eu e você.
Na voz da Adriana Calcanhoto ficou uma graça! Mto bom o teu blog!
ResponderExcluirBeijos!
Obrigado, Lú.
ResponderExcluirQueria saber se a pessoa foi presa temporáriamente por tráfico e formação de quadrilha se condenada qntos anos ficará detido?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSe poder tirar essa dúvida pra mim meu filho foi preso condenado a 1,8 meses cumpriu 9 meses foi solto so que agora saiu o mandato pra ele voltar a cumprir o restante da pena tem algo que possamos fazer pra ele não ser preso pra ele responder em liberdade
ResponderExcluir