quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PORQUE AINDA SOMOS HUMANOS

O homem moderno atingiu um grau de civilização tal que não faz mais uso da força para obter o que quer, tanto é que criou o contrato. 
Ñão precisa mais lançar mão da violência e da grave ameaça para obter sexo e tampouco deseja o patrimônio alheio.

O homem moderno não corta o seu
desafeto em pedacinhos com uma moto-serra e muito menos a sua esposa enfia uma tesoura numa outra mulher enquanto aquele imobiliza a vítima.

O índio não estupra com o auxílio de sua companheira e jamais, ao sentir-se na iminência de ser preso, voltaria à tribo, a fim de se furtar à responsabilidade penal.

Acho que não é bem assim. Ou é?

Por acaso alguém já teve uma arma apontada para a cabeça por um indivíduo apressado, que exigia todos os seus pertences ou alguma mulher foi obrigada a copular com um homem, sob ameça de mal grave e com risco de morte?

Você que está lendo este post se considera imune a tudo isso? Já parou para ouvir Ode aos Ratos, de Chico Buarque?

Pra quem não sabe ou não lembra, o cacique Paulinho Paiakan e sua mulher foram acusados de estuprar uma jovem, branca, de 18 anos - a propósito, sobre o caso, leia o artigo Um Olhar Sobre o Sistema de Cotas
Hildebrando Pascoal Nogueira Neto, Deputado Federal pelo PFL, de onde foi expulso, e coronel da PM do Acre,  foi acusado de chefiar o crime organizado no Acre e cortar os seus inimigos, literalmente, em pedaços.

E o conhecido e midiático caso escabroso, envolvendo a filha da novelista Glória Perez, que foi morta por Guilherme de Pádua e Paula Tomaz? Acho que todos se lembram.

Tudo o que foi dito não aconteceu na Idade Média ou na Antiguidade. O homem parece, do ponto de vista ontológico, não ter mudado muito nos últimos seis mil anos. 

A pena de morte ainda existe em vários países do mundo com variações quanto ao modo de execução, inclusive um deles ficou marcado por simbolizar o horror nazista na segunda guerra mundial: a câmara de gás. Outra forma de execução data da antiguidade bíblica e era praticada pelos judeus: o apedrejamento - Leiam, a propósito, o post A Prosperidade Que Oculta a Atrocidade .

Mas será que não se encontra bondade no homem? Talvez encontremo-la entre os sacerdotes. Certamente, não se vislumbrarão casos relativos à pedofilia praticada por padres ou pastores...

Penso que a questão não passa pela bondade ou maldade do ser humano e sim pelo fato deste ente ostentar esta condição. A propósito, veja-se o post O Bem e o Mal em Perspectiva.

Deus e o  Diabo, nesse contexto, são faces da mesma moeda. Cada indivíduo parece albergar em si qualidades excelentes e execráveis. Isto me faz lembrar um frase citada no filme Deus e o Diabo da Terra do Sol, de Glauber Rocha: A terra não é de Deus ou do Diabo e sim dos homens.

Reparem uma criança inocente. Os acessos de fúria em alguns  momentos e a doçura noutros. A manipulação não é estranha as essas doces criaturinhas, que a usam, amiúde, com maestria, para conseguir o que querem de seus pais.

Diante de tudo isso, pergunto-me se o homem do século XXII pode ser diferente.

Termino esta postagem trazendo à colação uma linda canção do Arnaldo Antunes. Para ouvi-la e assistir ao vídeo, clique no link.

Um grande abraço a todos e até a próxima.

SAIBA

Saiba todo mundo foi neném
Einstein,Freud e Platão também
Hitler,Bush e Sadan Hussein
Quem tem grana e quem não tem

Saiba todo mundo teve infância
Maomé já foi criança
Arquimedes, Buda, Galileu
E também você e eu.

Saiba: todo mundo teve medo
Mesmo que seja segredo
Nietzshe e Simone de Beauvoir
Fernandinho Beira-Mar

Saiba: todo mundo vai morrer
Presidente general ou rei
Anglo-saxão ou muçulmano
Todo e qualquer ser humano

Saiba: todo mundo teve pai
Quem já foi e quem ainda vai
Lao Tse Moisés Ramsés Pelé
Gandhi, Mike, Tyson, Salomé

Saiba: todo mundo teve mãe
Índios, africanos e alemães
Nero,Che Guevara,Pinochet
E também eu e você.

5 comentários:

  1. Na voz da Adriana Calcanhoto ficou uma graça! Mto bom o teu blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Queria saber se a pessoa foi presa temporáriamente por tráfico e formação de quadrilha se condenada qntos anos ficará detido?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Se poder tirar essa dúvida pra mim meu filho foi preso condenado a 1,8 meses cumpriu 9 meses foi solto so que agora saiu o mandato pra ele voltar a cumprir o restante da pena tem algo que possamos fazer pra ele não ser preso pra ele responder em liberdade

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...