domingo, 26 de setembro de 2010

O PRECONCEITO CONTRA AS MULHERES ESTÁ NOS DETALHES

Navegando à deriva pela net, às vezes me deparo com artigos interessantes que rendem uma boa conversa. E como este espaço ultimamente está mais para conversas do que para Direito, resolvi postar aqui um interessante post de autoria de Carla Rodrigues, colunista da UOL - Contemporânea, publicado no endereço http://carlarodrigues.uol.com.br/index.php/1762.  O texto é muito bacana porque chama a atenção para detalhes que acabam passando despercebidos. Aí vai o texto na íntegra:


Nada me cansa ou me irrita mais do que os discursos reacionários que alegam que as mulheres já conquistaram tudo que queriam ou precisavam. Essa retórica em geral é dirigida contra “as feministas” e se baseia em afirmações sobre a “completa emancipação” das mulheres, que hoje já podem “fazer tudo que um homem faz”. O meu problema é: sim, podemos trabalhar como homens, mas não nos livramos da maneira como os homens e as instâncias de poder desqualificam as mulheres. Essa coluna é um apanhado de situações cotidianas em que isso acontece. Se você, leitora, tem outras experiências de discriminação, use a caixa de comentários para enviá-las.
1 – Duas mulheres sozinhas em um restaurante bacana. O garçom atende mal, não dá atenção à mesa, baseado em algumas suposições preconceituosas:
a) mulher gasta pouco, mesa boa de atender é a que tem homem;
b) fala muito, se eu atender bem não vão embora;
Em geral, o garçom também não oferece a carta de vinho, baseado na suposição de que as mulheres só bebem vinho quando o homem escolhe (porque ele sabe escolher) e porque ele vai pagar a conta. Resultado: em restaurante bom, mulher ainda é praticamente invisível. Em restaurante médio, mulher sozinha é totalmente invisível.
Tudo que se passa na cena de um restaurante tem a ver com a mais antiga das suposições, a de que lugar de mulher é em casa.
2 – Em qualquer situação de trabalho, mulheres com as mesmas qualificações dos homens são designadas para as tarefas de menor importância. Homens decidem, mulheres trabalham. A separação reflete a velha distinção entre esfera pública e esfera doméstica, porque as tarefas consideradas menores, no mundo do trabalho, são equivalentes a trabalhos domésticos, rotineiros, e de pouco valor.
3 – Sinal de distinção para homem é ser chamado de doutor. Sinal de distinção para mulheres é ser chamada de “dona”, mesmo que ela seja doutora (médica ou doutora em Letras, não importa). Dra. Ruth Cardoso lutou muito contra esse estigma, ligado à idéia de que o lugar da mulher é o espaço doméstico (o “dona” se refere à “dona de casa”) e que só o homem tem direito ao exercício da vida pública (o doutor é distinção profissional).
4 – Uma mulher separada, mesmo que tenha muitos filhos, não é tratada na categoria “família”. Em situações corriqueiras como negociação de aluguel de imóvel, sempre que uma mulher sozinha faz consultas a imobiliárias, pergunta-se pelo marido. Se ela responder que a família é ela e os filhos, será preterida em relação a um casal com filhos. Por trás disso está o não-reconhecimento dos novos arranjos afetivos, das famílias recompostas, e o privilégio do modelo heterossexual.
5 – Mulher que reivindica seus direitos de maneira veemente é histérica, homem que faça a mesma coisa está “falando grosso”, preconceito que vem desde o tempo em que mulheres eram consideradas bruxas irracionais e eram queimadas em fogueiras. Há apenas 250 anos Kant ainda afirmava que os homens raciocinavam e as mulheres sentiam. Filósofo defensor da razão universal, ele tratou de excluir as mulheres da tal universalidade da razão.
Por tudo isso, eu não só acho que os discursos conservadores e reacionários sobre o que chamam de “lugar da mulher” precisa ser firmemente combatido, mas sobretudo acho que está mais do que na hora de denunciarmos, todos os dias, insistentemente, veementemente, cada vez que uma dessas “pequenas” situações cotidianas nos discriminarem. Comece contando aqui a sua história.
Proteste, reclame, indigne-se você também. À luta!
Atualizado às 15h25, depois da primeira leitura dos comentários dos leitores e leitoras:
6 – Supor que a responsabilidade da educação dos filhos e filhas é exclusivamente das mulheres, e que portanto depende exclusivamente delas a educação de meninos que no futuro venham a ser menos machistas.
7 – Pensar que tudo isso não acontece por acaso, mas porque é assim mesmo que “as mulheres são”.

4 comentários:

  1. nas entrelinhas sempre foi o lugar no qual a maldito se permite com elegância

    ResponderExcluir
  2. O preconceito existe sim: contra mulheres, negros, homossexuais, nordestinos, suburbanos... Faz parte da natureza humana construir semióticas pautadas em juízos de valor que não têm nada a ver com justiça.

    Chamo atenção somente para o fato de que o preconceito é amplo e irrestrito, ou seja, as mulheres são tão preconceituosas quanto os homens.

    No que concerne à natureza humana, não há uma gota de nobreza a mais na mulher, em comparação com os homens. São miseravelmente iguais.

    Em tempo de eleição, por exemplo, costumava ouvir na minha infância que as mulheres, uma vez no poder, colocariam as coisas em seu devido lugar. Hoje sabemos que aquele pensamento era rídiculo. Não tem nada a ver com ter pênis ou vagina. O coração é que não presta!

    Rosinha não é diferente de Garotinho; Dilma não é diferente de Lula; Benedita da Silva dizia que era negra (o que todos já viam, não precisava dizer), guerreira, mas só sabia ir a salão de beleza, centros de estética, e abandonar o serviço público à própria sorte...

    Enfim, na hora em que trocarmos a sociedade patriarcal por uma hipotética sociedade matriarcal, continuará havendo injustiças... talvez injustiças diferentes, mas injustiças mesmo assim...

    O homem (macho e fêmea) é injusto.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Ediney por sua participação. Volte quando quiser.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Fernando por jogar outras luzes sobre tema tão polêmico.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...