domingo, 20 de março de 2011

MITOS VIRTUAIS

Este é o título de um artigo assinado por José Augusto Carvalho, publicado na Revista Língua Portuguesa nº 59, de setembro de 2010, pag. 20/22, que traz informações relevantes quanto à origem das palavras e ditos consagrados.
Palavras como "cesariana" e "pontífice" e ditados como "Batatinha quando nasce esparrama pelo chão" são exemplos de enganos propalados pela grande rede, dentre muitos outros.

Cesariana, segundo o artigo, nada tem a ver com Júlio Cesar, relacionando-se com o verbo caedo, -is, cecidi, caesum , caedere, que deu origem ao francês ciseaux (tesoura), ao inglês scissor(tesoura), à raiz cida (de homicida, suicida, formicida etc.) e a nomes como "cisão", "circuncisão", "incisão", "rescição", "precisão"(corte prévio, isto é, eliminação do supérfluo) etc. Aliás, o nome próprio "César" que deu origem ao nome genérico dos imperadores alemães e russos ("Kaiser" e "czar" "ou tzar", respectivamente) é de origem etrusca e não latina.

Pontífice, que a muitos pode se relacionar com a palavra ponte ou a construtor de pontes, talvez por se visualizar o Papa como intermediário entre Deus e o povo, sempre designou o sacerdote romano (pontifex), sem relação com o verbo facere, fazer, e muito menso com pons, ponte.

A internet propagou a seguinte versão para um conhecido ditado: Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão. O correto é "se esparrama pelo chão".

A palavra sincero não tem nada a ver com "sem cera"(o sin-, de "sincero", tem relação com sim- de "simples"; e o -cero tem com -cel-, de "excelso" ou com -cer- de "procero").

Religião - muita gente acredita que esta palavra se relaciona com o verbo ligar. Carvalho , contudo, desfaz mais este mito e assim se manifesta: "Religião" nada tem a ver com o verbo "ligar", mas com "ler". A raiz da palavra se relaciona com o -lig- de "diligente" ou "inteligente" ou com -leg-, -lec-, -lei, le- de "eleger", "lecionar", "eleitor" e "ler", respectivamente. O re- inicial é prefixo oriundo de red(i), vir, voltar, que aparece em "redivivo" ou "relíquia", Uma consulta ao Dictionnaire Étymologique de La Langue Latine, de Ernout e Meillet atestará essas informações.

O articulista dá algumas dicas para não cair no conto do vigário virtual. Confiram abaixo:

Falsas referências - Desconfie da mensaggem que remete a origem da informação a fontes de difícil acesso.

Sem link - A mensagem sem fundamento não apresenta o endereço eletrônico que originou a informação divulgada.

Atenção ao tom - Veja se a mensagem contém sinais de ter sido criada só para chamar a atenção. Trechos inteiros costumam vir em maiúsculas só por estardalhaço.

Consulte outras fonte - Alguns especialistas no idioma, institutos de pesquisa e algumas universidades possuem sites e publicações em papel, com contatos disponíveis.
Consulte o dicionário etimológico - Na falta de um à mão, o Houaiss eletrônico pode ser de grande ajuda.

Recomendo, portanto, aqueles que queiram se aprofundar mais, a leitura da íntegra do artigo. O site da revista é www.revistalingua.com.br.

Um forte abraço a todos e até a próxima.

4 comentários:

  1. David, buscar a fonte das informações ou a origem das palavras é um caminho mais do que interessante para se conquistar mais riqueza de vocabulário e de conteúdos.
    Nunca se perde percorrendo este caminho e é isso que digo aos filhos .Começar um trabalho pelo dicionário é uma boa pedida .

    Excelente postagem

    ResponderExcluir
  2. De fato, Leila, é um bom começo.
    A gente recebe tanta coisa por e'mail e a maior parte das informações não podem ser confirmadas. Outro dia me mandaram um e'mail falando de personalidades negras, como o homem mais rico do mundo, a mulher mais famosa e etc e ao final dizendo que só no Brasil o negro precisava de cotas. Informação equivocada. Os EUA adotaram o sistema de cotas nas universidade de lá em virtude de um racismo agressivo, especialmente nos estados do Sul.
    Já recebi vários textos atribuindo a autoria ao Jabor, Veríssimo e etc. A maior parte deles não é reconhecida pelos referidos autores.
    Por isso, no grande mar da web precisamos nos precaver a fim de não cairmos em armadilhas e devemos alertar nossos filhos.
    Um forte abraço e até a próxima.

    ResponderExcluir
  3. Verdade David, já ouvi falar que Veríssimo e Jabor são os campeões de atribuição de autoria na Rede.
    Por falar em racismo agressivo, eu me lembrei de um filme ótimo para assistir . Chama-se Duelo de titãs com Denzel Washington. Interessante por mostrar o tema racismo e também, e principalmente, por contar com lições de liderança ou de como lidar com ela. É um filme da Disney bem legal.

    ResponderExcluir
  4. Valeu a dica, Leila.
    Vou procurar este filme na locadora.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...