quinta-feira, 20 de maio de 2010

O MISTÉRIO DA VIDA

Por que existimos? Qual o sentido da vida? O que somos? Para onde vamos? Essas clássicas perguntas há séculos atormentam
a humanidade, pelo menos aquela pequena parte que não se resume a sexo e estomago.
Deus, onde está? Ele existe? Penso que sim, mas não do modo como a cristandade quer nos fazer crer.
A moral cristã é opressora e se presta ao controle e manutenção do poder, impondo padrões comportamentais, amiúde, dissonantes da natureza humana? Deixo a resposta para cada um que leia este texto.
Esse assunto já foi tormentoso para mim, em virtude de minha formação cristã, contudo, hoje, não mais. Acredito que exista um Deus que orientou toda a criação e nos deu o livre arbítrio para que pudéssemos fazer escolhas, acertadas ou não. Uma essência inteligente e incognoscível a nós, num primeiro momento.
O mistério da vida não parece que será revelado tão cedo. Talvez, quem sabe, após a morte, num outro nível de vínculo. O fato é que somos parte deste mundo.
A bíblia consigna que somos do pó e ao pó voltaremos. Sábias palavras, pois nos leva à reflexão. Afinal de contas, quando morremos voltamos ao solo e a carne servirá de adubo para o desenvolvimento de novos seres.
Será que morremos ou simplesmente nos transformanos em outra substância?
Não sei qual o propósito da vida, por que existimos e para onde vamos. Mas, uma coisa eu sei: a vida é um presente, uma dádiva. A morte não existe para aqueles que se foram. Não temos certeza de nada. Os livros ditos sagrados foram escritos por homens, os quais outros homens e eles próprios disseram ter sido inspirados por Deus. É questão de fé, de acreditar nisso. Você pode acreditar no que quiser e seja o que for para você será verdade.
Verdade, o que isso, afinal? É a realidade obtida pelos sentidos, ou é aquilo apreendido pela razão. A religião diz ter a verdade absoluta no que concerne a Deus. Cada denominação religiosa apresenta a sua verdade como incontrastável e cá nós ficamos perdidos sem saber no que acreditar.
Protágoras de Abdera, um dos sofistas mais conhecido, aduzia que o homem é a medida de todas as coisas. Tudo que existe parece confirmar essa afirmação até mesmo a religião, que foi feita pelo homem para o homem. O Deus da bíblia e do corão foi concebido para a humanidade. O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. Seria ele Deus, por isso?
Caros, a respostas a todas a essas indagações podem ser ou não obtidas satisfatoriamente. Tudo vai depender no que você crê.
Eu simplesmente creio que existe um Deus que não é responsável pelas mazelas da humanidade e que já abençoou a todos nós quando viabilizou esse grande presente que é a vida.
Um abraço a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...