terça-feira, 24 de agosto de 2010

MALANDRAGEM BRASILEIRA EM TEMPO DE EPIDEMIA

Outro dia, me deparei com um texto usado em sala de aula pela professora da minha filha e fiquei perplexo com o que li. O título do texto é  o seguintente: O médico que revolucionou o combate a doenças no Brasil, trazendo como subtítulo Saiba quem foi Oswaldo Cruz e descubra por que ele despertou a ira da população!

Vale à pena lê-lo e depois tirem suas próprias conclusões a respeito.

Imagine só: Rio de Janeiro, 1903. Antes de ganhar o título de maravilhosa, essa cidade  era conhecida como pestilenta, ou túmulo dos estrangeiros. Várias doenças contagiosas  atingiam seus habitantes, algo nada bom para a então capital federal, centro dos  negócios e das atenções estrangeiras. 

Nesse cenário, o sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, convidado pelo então presidente, Rodrigues Alves, assumiu o cargo que corresponderia hoje ao de Ministro da Saúde.  Arregaçou as mangas e, em menos de uma semana, já tinha um plano de combate à febre amarela, maior inimigo imediato.

A estratégia era aparentemente simples: identificar os doentes e acabar com os focos da doença. Oswaldo estruturou a campanha em moldes militares, dividindo a cidade em 10 distritos, cada qual chefiado por um delegado de saúde. Além da polícia sanitária, formou brigadas de mata mosquitos que, uniformizadas, tinham o poder de entrar nas casas. Foi uma verdadeira operação de guerra.

Em um tempo em que não existia rádio ou TV, os jornais não deixaram barato, atacando sua reputação com duras críticas e maliciosas gozações. A faculdade de Medicina achava uma maluquice atribuir a um mosquito, “Aedes aegypti”, a transmissão da febre amarela. Acreditava-se que a maioria das doenças era provocada pelo contato com roupas, suor, sangue e outras secreções dos doentes. Mas, contrariando as expectativas, a campanha do governo surtiu efeito e os casos da doença começaram a diminuir. 

O próximo adversário seria a peste bubônica, transmitida por pulgas que infestam ratos. Oswaldo Cruz  adotou um modelo polêmico: oferecia 300 réis por cada roedor morto. Dá pra calcular a gozação, ainda mais quando as vendas de ratos se transformaram num negócio rentável?! Tinha gente que criava em casa, trazia de outros estados e até comprava ratos estrangeiros dos  navios que atracavam! Mesmo com toda essa malandragem, os casos diminuíram e em 1909 caíram praticamente a zero. 

Agora seria a vez da varíola assolar a capital. Doença muito contagiosa, em alguns casos chegava a ser mortal. Ciente do perigo, Oswaldo Cruz, instituiu a vacina que passaria a ser obrigatória. A partir daí, candidatos a quaisquer cargos ou funções públicas, pretendentes a casar, viajar ou matricular-se numa escola, além de todos os militares e crianças com menos de seis anos de idade, tinham de se vacinar.

Era comum ouvir nas ruas da cidade que as vacinas poderiam matar ou no mínimo, deixar a pessoa com cara de bezerro! Dizia-se ainda que eram feitas com sangue dos ratos comprados pelo governo na campanha contra a peste. Para completar, muita gente não tinha ouvido falar da novidade e se assustava quando foi obrigada a enfrentar a seringa! 

Por: Carolina Benjamin, Instituto Ciência Hoje/RJ

Este texto foi extraído do seguinte endereço:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/quem-foi/oswaldo-cruz/o-medico-que-revolucionou-o-combate-a-doencas-no

Um grande abraço a todos e ate a próxima.

4 comentários:

  1. Aqui é a Raquel

    Já conhecia essa história do prêmio por ratos mortos. Acho que foi na Alemanha o pior caso de infestação de ratos no mundo! Sorte que lá, o povo e cultura são bem diferentes daqui rsrs

    bj

    ResponderExcluir
  2. A "malandragem" brasileira tem custado muito caro aos brasileiros.
    Interessante esse dado, Raquel, sobre a infestação de ratos na Alemanha, confesso que não sabia. Um grande abraço e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Dr. David, muito bom dia. Olha, Dr., fiquei muitíssimo feliz em conhecer seu blog e já de início, inseri minha foto entre os seguidores. Tenho a lamentar, porém, que demorei muito para encontrar um blog encantador como esse em comento. A partir de agora, sempre que possível, ao visitar esse blog, estou certo de que meu escasso conhecimento (ainda esta sendo formado) jurídico terá um complemento digamos “iluminado!” Ou seja, estarei aprendo muito com o ilustre!!! No entanto, peço, encarecidamente, que o Dr. também passe a seguir meu humildade blog.

    Ficarei lisonjeado.

    Um abraço, Dr. David.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Nilton.
    Conhecimento compartilhado significa crescimento para todos. Estamos sempre aprendendo algo novo e a blogosfera tem sido deveras útil nesse desiderato, especialmente àqueles que buscam trocar idéias e contribuir com o que fazem de melhor.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...