quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PRIMEIRA DAMA DE LULA JÁ É ITALIANA E COM DIREITO A VOTO

A notícia não é nova, mas bem oportuna, especialmente agora que estamos para escolher o novo Presidente do Brasil. A primeira dama, Dona Marisa Letícia Lula da Silva, que não fala italiano, como foi amplamente divulgado na imprensa, requereu e obteve a
nacionalidade italiana o que foi estendido aos filhos. Só o Lula ainda é brasileiro. Parece que a primeira dama não leva muita fé no Brasil, assim como boa parte dos políticos que aí estão. Há coisas que só acontecem no Brasil. Abaixo transcrevo na íntegra o artigo publicado no site O arquivo, um show de conteúdo, onde, aliás, podem ser lidos outros artigos a respeito do caso. 
Um grande abraço e até a próxima.

A Polêmica Cidadania Italiana da Família do Presidente Lula !

Pizza e polenta e olhe lá! (Barbara Gancia publicada em 2/12/2005) Há pouco mais de um mês, comentei neste espaço a cidadania italiana obtida pela primeira-dama, dona Marisa Letícia Lula da Silva. Desde então, não paro de receber e-mails indignados de descendentes italianos que estão há anos (literalmente) na fila tentando sem sucesso conseguir o passaporte. Uma reportagem publicada na última quarta no jornal italiano Corriere della Sera revela que o passaporte obtido por dona Marisa não irritou apenas os oriundi que acreditam que a mulher do presidente tenha furado a fila dos candidatos à cidadania. Massimo D'Alema, ex-primeiro-ministro italiano e atual presidente do Partido Democrático da Esquerda, também vociferou contra o direito adquirido pela primeira-dama. Relatou ao jornal que, em recente visita a Lula em Brasília, dona Marisa teria perguntado a ele sobre um estranho documento que lhe fora enviado pelo consulado. D'Alema percebeu que dona Marisa nem sequer fala italiano. E deduziu que o documento em questão era a cédula eleitoral para votar no referendo pela utilização das células-tronco.

Segundo o Corriere, dona Marisa reagiu com surpresa quando foi informada de que, junto com a cidadania italiana, ganhara direito ao voto. A mulher do presidente afirma que só pediu a cidadania por insistência dos filhos e que nunca fez questão do passaporte. Ninguém de nós quer ir embora do Brasil, diz ela. É só uma oportunidade para os meninos.

D'Alema não questiona a oportunidade, mas a conversa com dona Marisa em Brasília chamou sua atenção para outro problema. O ex-primeiro-ministro declarou que gostaria de ver os direitos dos descendentes italianos estendidos aos imigrantes estrangeiros que vivem na Itália. Por que dona Marisa pode votar, enquanto a babá dos meus filhos, uma imigrante que ajudou a criar as crianças e que paga impostos na Itália, não tem esse direito?, pergunta ele.

O Corriere atesta que a ascendência italiana de dona Marisa é um tanto remota e trata sua italianidade com ironia, dizendo que a primeira-dama não conhece a língua de Dante. No nosso idioma, ela só sabe dizer pizza e polenta, afirma a reportagem assinada, do Rio de Janeiro, por Rocco Cotroneo.

Pois, não me importo se dona Marisa nunca ouviu falar em Michelangelo ou Sophia Loren. O que eu quero saber é que oportunidade é essa que os filhos de Lula vêem na Itália. Será que, como nós, eles também estão fartos de viver num país que só escorrega na lama?

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...