sexta-feira, 15 de outubro de 2010

FÚRIA DE TITÃS II - MORAL DA HISTÓRIA

Perseu vai consultar as bruxas para saber como matar o Kraken e, antes de entrar no covil delas, é advertido por Io a ouvir somente o necessário.
Perseu entra com seus homens e, após um pequeno embate, consegue obter as informações buscadas. Quando estava saindo, no entanto, as bruxas fizeram questão de dar mais uma informação não solicitada: disseram que ele morreria, pois assim estava escrito. 

O nosso herói seguiu seu caminho e, sem se deixar influenciar pela previsão, entrou nos domínios da Medusa, sendo o único a sair dali e com um troféu: a cabeça da criatura, a qual levou consigo para cumprir o seu objetivo.

Histórias como esta não são incomuns na mitologia grega e mesmo em outras culturas de matriz não ocidental e contêm um ensinamento: você é dono do seu destino. Não deixe ninguém escrever o livro da vida para você. O futuro, ao contrário do passado, é incerto, uma página em branco onde será escrita a sua história. Muitos tentarão influenciá-la. Estabelecem o que é certo e errado, o que deve e o que não deve ser feito. A vida é sua, não deles e o que acham e como sentem as coisas é irrelevante e o que fazem e dizem influenciam a sua existência na exata medida em que isto lhes é permitido.

No filme, Perseu destrói o Kraken e para tanto contou com as informações de que realmente precisava, abandonando as demais. É o que se chama processo de filtragem. As coisas no mundo real aontecem um pouco dessa maneira. Há muita informação e pouco tempo de vida. 

Nesse contexto, o pré-falado processo de filtragem é uma exigência para não nos perdermos no oceano  de dados sem utilidade. Os Paralamas do Sucesso sintetizaram isto muito bem na bela canção Go Back: só quero saber no que pode dar certo, não tenho tempo a perder.

Portanto, siga o seu caminho, a estrada pode parecer longa, mas sempre tem um fim e durante o trajeto leve somente o necessário para a sua chegada. Se a bagagem se tornar pesada, experimente deixar algumas coisas pelo caminho. A vida é um presente divino, o qual não pode ser rejeitado ou desperdiçado.

Um grande abraço a todos e até a próxima.

Você pode gostar também de:


3 comentários:

  1. Sem dúvida é necessário ser o senhor do próprio destino, mas é difícil viver em grupo e não sofrer qualquer influência daqueles que nos rodeiam. O importante é tentar fazer o que consideramos necessário e correto.

    Jaqueline

    ResponderExcluir
  2. Sim, é verdade. Diariamente influenciamos e somos influenciados. Mas, a história contada no filme tem o mérito de nos alertar. Da mesma fonte, podemos conseguir algo valioso e/ou imprestável. Cabe a cada um avaliar o que é melhor para si e não se deixar abater. Certa feita,li que a abelha tecnicamente, pelas leis da aeronáutica, não poderia voar, considerando o seu corpo e o tamanho da asas. Só que ela não tem alguém aos ouvidos dizendo o que lhe é ou não é possível fazer. Há uma frase que para mim traduz uma verdade: "A realidade é uma opinião", de Timothy Leary.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...