sábado, 25 de setembro de 2010

A PAZ

Falar de canções e apresentá-las é sempre uma experiência prazerosa para mim. A par de se prestarem ao entretenimento, algumas nos passam ensinamentos, os quais são melhor fixados na memória pelo auxílio luxuoso da melodia. É o que acontece com A Paz, de Gilberto Gil e João Donato, cuja
letra nos informa do Japão pós Segunda Gerra Mundial. 

O país abandona seus propósitos belicosos e se coloca no caminho do desenvolvimento, tornando-se uma das nações mais prósperas do globo, após bombardeio americano. As bombas atômicas  lançadas  sobre Hiroshima e Nagasaki ceifaram muitas vidas e  precipitaram a rendição dos japoneses. A tempestade foi sucedida pela calmaria.

Que contradição só a guerra faz, nosso amor em paz. A letra parece referir-se à paz decorrente da reconciliação, depois de um longo período de briga e disputa pela posse da razão, o que se observa com certa frequência nas relações amorosas.

Portanto, que a paz seja celebrada e duradoura. Um grande abraço a todos e até a próxima.


A Paz

Composição: Gilberto Gil e João Donato

A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais

A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino; A paz
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz

Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz
Nosso amor em paz

Eu vim
Vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos "ais"

Escute aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...